segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SHAME FCL Fortaleza




Sábado, dia 17 de agosto estaremos nas Formações Clínicas do Campo Lacaniano em Fortaleza, debatendo o filme SHAME.

Trata-se de um filme bem dirigido por Steve McQueen e com atuações exatas de Michael Fassbender e Carey Mulligan. O interesse da psicanálise pelo filme é que ele demonstra no personagem de Brandon, o excesso, a busca desesperada por uma resposta ao trauma infantil, que em alguns momentos nem respiramos, quase sentindo a melancolia e o vazio do personagem. Brandon não responde ao olhar sedutor da mulher que se oferece, ele não sorri ou oferece qualquer sinal de um fisgamento do laço social, mas intui, tal qual um animal no cio, a possibilidade do sexo. Ou seja, viciado em sexo, ele dedica-se com afinco e presteza à busca de sua presa, ao mesmo tempo em que se masturba, paga prostitutas e vê sites pornográficos calculadamente e obsessivamente, numa repetição desmedida.Toda a trama se desdobra quando sua irmã aparece, tão machucada quanto Brandon, mas de uma fragilidade extrema - ou seja, de onde havia somente excesso, a falta impõe outro rearranjo para os vínculos afetivos.Magistral a sutileza de McQueen e do diretor de fotografia Sean Bobbitt que enquadra o sexo em pequenos detalhes de pedaços de corpo: braços, pernas, boca, nunca uma mulher inteira. Nisso são muito felizes em nos mostrar o que a clínica psicanalítica nos ensina.
Assistir passivamente o percurso de Brandon e de sua irmã a um arremedo de laço amoroso, que possa enfim barrar a vontade de gozo é uma experiência que coloca  Shame como IMPAR na cinematografia.
E se tudo isso não bastasse, a música “New York, New York”, sussurrada como um lamento, um grito angustiado e ao mesmo tempo conformado com o mais triste da condição humana, já valeria o ingresso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário