domingo, 1 de setembro de 2013

Coreia do Norte ou A grande mentira





Acabei de ler o livro de José Luís Peixoto, Dentro do Segredo - uma viagem a Coreia do Norte e fiquei impressionada como o ser humano ainda pode viver no século XXI como se fosse uma encenação!
Todas as coisas vistas e vividas são totalmente forjadas e a ordem é palavra plena em seu significado porque o Exército é onipresente. Ele relata: "Vêem-se militares em todos os lugares, sempre, constantemente. Uma em cada cinco pessoas é militar." É ameaçador? "Não, por ser tão presente. Eles estão muito mal apetrechados, a maior parte não tem qualquer espécie de arma, mas em todos os lugares há sempre a glorificação deles.
Mas o que mais impressionou foi o culto cego da personalidade que se dedica aos chefes de Estado. "Tem uma repercussão no quotidiano em aspectos tão prosaicos para um visitante como a impossibilidade de dobrar um jornal com a imagem do líder, ou tirar fotografias onde fiquem cortadas algumas partes do corpo dos líderes. Têm de ser sempre fotografados de corpo inteiro", diz-nos José Luís Peixoto. "São aspectos que são de uma característica que ali é vivida de uma forma muito intensa: a absoluta impossibilidade de pôr minimamente em questão as capacidades e as qualidades sobre-humanas dos líderes." E por líderes entenda-se a dinastia Kim, ou seja, Il-sung, o Eterno Líder, Jong-il, o Querido Líder, e agora o neto e filho, Jong-un, o Líder Supremo. Sim, esse mesmo que  manteve por 10 anos uma relação com uma cantora, embora tenha encerrado o relacionamento por não ter tido a aprovação de King Jong-il, pai do atual líder norte-coreano, acabou de executa-la junto com os 12 artistas diante de outros integrantes de seus grupos e de seus familiares, que depois foram transferidos para campos de trabalho.( Fonte: Estadão) 
O país passa fome, mesmo a comida oferecida aos turistas são bolachas vencidas há cinco anos...As fábricas, laboratórios, escolas, tudo é " pra inglês ver", ou seja, uma mentira silenciosa e uma ignorância que beira ao absurdo da população! A ajuda humanitária que chega aos portos são encaradas como obrigação dos países para com os líderes supremos.
Também é a Propaganda que escolhe o que os estrangeiros podem conhecer do país. Os guias sempre lembram os limites e as regras que são repetidas à exaustão.
Realmente, depois de ler Dentro do Segredo, chegamos a duvidar da capacidade humana em pensar e se individualizar da psicologia das massas!



Nenhum comentário:

Postar um comentário